segunda-feira, 18 de julho de 2011

Montando Uma Coreografia

Nas últimas semanas aprendi que devemos dar valor e prestar a atenção a determinados detalhes que acontecem em nossas vidas, pois, muitas vezes são nesses detalhes que Deus atua. E foi em cima disso que fui estimulada a escrever esse post.


Não estamos acostumadas a ensaiar coreografias. Em todos os domingos dançamos espontaneamente, buscando sempre ser guiadas pelo Espírito Santo. Vemos a dança espontânea algo que torna natural nossa adoração e momento de ministração. E esse fato por muitas vezes nos levou a rejeitar a coreografia, pois, além do stress trabalho que ela provoca, acreditávamos que nela poderíamos ficar limitadas neste momento de ministração e adoração.


Mas, com o evento “Chá com dança” decidimos fazer isso. Escolhemos a música “Glória” (Diante do trono) e começamos o árduo processo de montagem da coreografia. No início, ficamos muito animadas e surgiram várias ideias: “Vamos colocar duas ajoelhadas aqui para demostrar que estão adorando a Deus e duas de pé desdenhando as que estão adorando” , “Não, não, não! Vamos colocar as quatro ajoelhadas fazendo o mesmo passo, porque assim dar menos trabalho”.


Havia também o detalhe de que o evento estava próximo e a coreografia ainda não estava totalmente pronta. Então, decidimos deixar “ nas mãos de Deus” (frase clichê). Se realmente essa fosse vontade dEle iria dar tudo certo e a coreografia e outros pormenores ficariam prontos a tempo. Passando o processo de montagem da dança, veio a segunda etapa: os temidos e repetitivos ensaios.


Era alongamento pra lá, ensaio pra cá. Alongamento pra lá, ensaio pra cá, alongamento, ensaio, repete o passo, ensaio, alongamento........ Aiiii, cansei (risos). Pra quem já montou coreografia entende muito bem o que é isso. Que exige muito da gente (ainda mais quando temos uma líder perfeccionista), exige de nossa mente (memorização ) e de nosso físico (realização).Além das críticas para melhorar determinados passos (eu posso afirmar isso com propriedade), dos machucados, a escolha da roupa, a escolha de como ficaria o cabelo, etc.


E finalmente depois de tudo isso... conseguimos! Terminamos todo esse processo de criação da coreografia. A felicidade finalmente chegou, poderíamos agora apresentar nossa dança no chá.


Quando chegou o evento, apresentamos a coreografia, conseguimos realizar todos os passos, sentimos a presença do Espírito de Deus, adoramos, ministramos, enfim, deu tudo certo. “Trabalho comprido” foi a frase que se passou em nossas cabeças.


Porém, tinha mais um detalhe. Deus não tinha parado por aí. No domingo dia 17/07, surgiu a ideia de ministrar novamente a mesma coreografia. Mas, como não poderíamos fazer nada sem a permissão do Pai, perguntamos a bispa se ela concordava e se nossa ministração se encaixava no que o Espírito tinha gerado no coração dela para aquela noite. Ela concordou e então, apresentamos. Foi muito estranho pra gente, pois, como já havia dito não estamos acostumadas a dançar coreograficamente.


Mas creio que tudo isso, todo esse stress e trabalho, todas essas sensações, todas essas coisas diferentes que aconteceram conosco foi Deus nos mostrando que somos limitadas e que com Ele não tem essa de que existe apenas uma forma “certa” para se ministrar. Mostrou-nos que há momentos para coreografia e momentos para danças espontâneas.


Em suma, Deus nos quebra e nos molda através desses mínimos detalhes, nos mostra que participar do Reino dEle é assim como a montagem de uma coreografia: Um trabalho duro, árduo e pesado. Que precisa de toda dedicação e disciplina para que se tenha um bom resultado.

Tatiane – Vermelhinha.

10 comentários:

  1. Tati minha linda pessoa vermelha,
    foi com muito prazer que publiquei seu post hoje.Suas palavras retrataram com perfeição os últimos momentos vividos pelo Júbilos.
    Apesar do meu perfeccionismo....sei que na hora do "vamo ver",tudo sai como ele quer e não como nós queremos.E é por isso que eu AMOADORO A ESSE DEUS!!!!
    No que tepender de mim a perfeição sempre será o alvo, porque ele é digno de toda excelênciaaaaa!!!

    Muito obrigada pela sua sensibilidade tão aguçada....continue assim sempre simples e sincera.

    Te amooooooo☺☺☺☺☺☺....♥♥♥♥♥

    Pra. Cintia

    ResponderExcluir
  2. embora não tenha participado desta coreografia, sei que é trabalhoso ( chato , rs) montar uma, mas Deus tem infinitas formas de fazer o que ele quer, nós que temos manias de achar que sempre tem que ser assim, ou assado, que nossas mentes estejam sempre abertas e o nosso esprito disponível para o fluir do pai em nós.

    ResponderExcluir
  3. Olá! A paz do Senhor.
    É visito a um tempo mas vim hoje comentar '')
    É coreografia é algo muito cansativo, muitas repetições da música e etc. Mas um dos pontos que gosto de falar com as meninas do ministério é que a coreografia é importante pois mostra a união de cada um de nós, uns para com os outros. E além de passarmos algo para o povo de Deus. a Dança espontanêa é tão gostosa néh! Nossa entrega! é vivendo Deus... e expressando o que sentimos naquele momento. E passamos para o povo aquilo que estamos recebendo do Senhor naquele momento.

    Gostei muito do Post!
    Jesus abençõe.

    To com um blog novinho visita ?? -> http://manancial-vida.zip.net

    Obrigado.
    Jesus abençõe. =)

    ResponderExcluir
  4. Confesso que eu fiquei cansado e dolorido só de ler. Nunca mais reclamarei de ter que aprender a tocar uma música (ou 20, ou 30 de uma vez). Mas quando pensamos que o que fazemos, fazemos para alguém que sempre nos dá o melhor, todo sacrifício e toda renúncia se tornam validos. Continuem entregando a Ele o melhor de vocês, e Ele vai continuar a honrá-las da maneira que Ele tem feito!

    ResponderExcluir
  5. Lindooo, Deus abençoe grandiosamente vcs, amo imensamente a cada uma.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, muito suor, muita entrega, dedicação, e bons resultados .. Eu confesso que era uma das que pensavam que coreografia era algo muito limitado , mas quebrei isso em mim, pois tudo o que é feito para Deus na hora que Ele quer é bem vindo, na verdade a mente humana que gosta muito de limitar, o importante é entender a vontade do Pai que é boa, perfeita e agradável e obedece-la sempre ..
    Deus tudo certo e pra honra e gloria do nosso Deus eterno !!

    Tatiiii, te amo muitoo !!

    ResponderExcluir
  7. É... assim como a Ana, também confesso que sempre tive um pré-conceito com coreografias... Além da minha dificuldade de pegar os passos,sempre achei mais difícil se entregar em uma coreografia...

    Mas, mais uma vez Deus renovou o meu entendimento...

    O que faz diferença, seja na coreografia ou na dança espontanea, é o nosso coração, a nossa obediência, a nossa vida "secreta" com o nosso Paizinho...

    ResponderExcluir
  8. É interessante como Deus tem restaurado coisas antigas/esquecidas/rejeitadas mas que ganham nova "vida" pelo entendimento renovado que temos hoje, caso da coreografia ensaiada, das músicas do fundo do baú que temos tocado ultimamente (mas que nem parecem), e até palavras antigas trazidas à tona como se fossem ditas pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  9. Perfeito Mestre Vitinho!! O Senhor tem desconstruído pra construir...
    Se Ele vai aproveitar os "entulhos" ou não, fica a critério D'Ele, a nós cabe simplismente OBEDECER!!!
    Lembremos sempre: não podemos limitar o nosso Pai (colocá-lo naquela antiga caixa de sapatos)!!!
    "Glória, glória, glória a Ti Senhor..."

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostaria muito se saber o inicio da coreografia, ou um video de como ficou, teria como ?

    ResponderExcluir