segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Suportai-vos uns aos outros em amor! Efésios 4.2

Muitas pessoas lêem esse trecho da bíblia e acham que suportar é aguentar a chatice ou personalidade do outro, quando na verdade significa dar suporte, muitas vezes carregar.

Em 2007 em estudo com a Prª. Claudia, ela nos disse o significado de interceder que é não só entrar na brecha de uma pessoa, cidade ou país, mas também carregar as cargas. Sendo assim, interceder por uma pessoa é carregar as cargas que estão sobre ela, é suportar o peso que tem sobre ela.

Tendo esse princípio em nossos corações, em 2010 Deus nos deu uma “estratégia” para o fortalecimento e unidade do grupo. Em um ensaio a Prª. Cíntia pediu para que cada uma levasse um objeto preferido ou que fosse muito apegada e que explicasse o porquê de ter escolhido aquele objeto. Após todas terem falado, a pastora nos disse que deveríamos escolher um objeto que tivesse tocado o nosso coração, então fizemos uma troca de objetos e no final descobrimos que a dona do objeto que escolhemos seria a pessoa a qual estaríamos intercedendo.Começou assim nossa Corrente de Intercessão!!!!!!

Durante todo o ano nossos laços de amizade, companheirismo foram ficando mais fortalecidos. Descobríamos que quando uma estava fraca todo o grupo padecia.Achávamos que o que fazíamos já estava sendo o suficiente.

Foi quando na nossa 1ª reunião de 2011, Deus nos deu mais um direcionamento, esse ano além de orar temos que fortalecer umas as outras com base na palavra de Deus, estudar juntas.

Não só isso, vamos expandir nosso ciclo de intercessão, parar de pensar só no nosso próprio “umbigo” e interceder também por aqueles que estão a nossa volta e precisam de nós!

Obs: Em 2008, durante um ensaio fizemos uma ministração onde nos separávamos em duplas e uma tinha que carregar a outra nas costas para demonstrar o que era suportar realmente uns aos outros.

E minha dupla era a Jeniffer e pela diferença de altura e peso, ela não acreditou que eu poderia carregá-la e com isso, realmente não carreguei.Hoje, sou intercessora dela e posso dizer que eu consigo sim carregar e suportar a Jeniffer.

Porque o que para os homens fisicamente é impossível, para o Espírito de Deus não é!

A intercessão é um chamado para todos, assim como Jesus intercede por nós junto ao Pai temos que interceder para que venha o Espírito de Deus sobre aqueles que não o tem, para que seja feita a vontade do Pai assim na terra como é no céu.

Amo vocês,

May


10 comentários:

  1. May parabéns pela sua intrega e dedicação.Espero que este ano seja o nº 1 na sua vida, ano de fazer tudo novo, ano de recomeço.
    Que bom que vc aprendeu o valor do suporte e da intercessão.
    Siga crescendo no conhecimento, em sabedoria e no amor do Pai.
    Te amo!!
    Pra. Cintia

    ResponderExcluir
  2. Um ponto interessante quando se fala de intercessão, é que mais do que uma simples emoção ou comoção com os problemas dos outros, ela deve gerar uma verdadeira identificação com eles, a ponto de na oração, assumirmos a responsabilidade por erros que sequer cometemos (leia a oração de Esdras 9 pra entender melhor isso) e, se necessário, sofrer consequencias graves por eles (Ex 32:31-32). Se não nos envolvemos de fato com aquilo, não sentimos o peso das cargas uns dos outros, nossa oração não é sincera e os resultados podem não ser os esperados.
    Ainda bem que vocês conseguiram entender isso, e o resultado disso é visivel na unidade de vocês, que tem gerado tantos frutos. Continuem assim!!!

    P.S. Primeira postagem do ano! Eu já tava entrando em crise aqui

    ResponderExcluir
  3. INTERCESSORA MAIS LINDA DO MUNDO!
    Deus faz tudo certo nada é por acaso, ele já sabia que hoje vc intercederia por mim, e já foi te preparando desde 2008 fisicamente falando, rs
    agradeço a ele sempre por ter me dado a oportunidade de ter vc como intercessora, sei que tem pouco tempo, mas estou muito feliz!
    te amo muito!

    ResponderExcluir
  4. Opa, tudo bom?
    Apenas um ponto de vista:
    A tradução grega de Efésios 4:2 e Cl 3:13 indica o sentido de tolerar, aguentar.

    Creio que devemos dar suporte uns aos outros, porém, não é essa a mensagem desses versículos.

    Fonte: bibliaonline dot com dot br

    Gabriel

    ResponderExcluir
  5. Concordo com CMOS, veja Cl 3.13 na linguagem Bíblia Viva "Sejam amáveis e, prontos para perdoar; jamais guardem rancor. Lembrem-se que o Senhor os perdoou, portanto vocês devem perdoar os outros."
    Deixando claro que dar suporte ao próximo é muito importante sim, porém o texto não tem nexo com esse assunto.

    ResponderExcluir
  6. É isso aí! Viver em unidade! Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  7. "Muitas pessoas lêem esse trecho da bíblia e acham que suportar é aguentar a chatice ou personalidade do outro, quando na verdade significa dar suporte, muitas vezes carregar."

    Minha querida irma...

    Na verdade, voce esta equivocada quanto ao sentido do texto. O texto quer realmente dizer para "suportarmos a personalidade ou a 'chatice' do proximo"... Basta vermos o mesmo trecho na traducao em ingles da Biblia que usa o verbo "to bear" ao inves do verbo "to support". O verbo "to bear" explicitamente refere ao sentido "ser paciente", ou num modo mais brusco de dizer, "aturar"! O proprio texto refere-se a suportar logo apos a exortacao a "paciencia", o que faz todo o sentido.

    Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  8. Olá, May! Sou obrigado a concordar com alguns irmãos que comentaram o seu post... A sua primeira frase está equivocada, e seria melhor corrigir. As palavras gregas que foram traduzidas por "suportar" têm realmente o significado original de "aguentar", de ter paciência com alguém que está me provocando. Vide por exemplo "Chave Linguística do Novo Testamento Grego", da Ed. Vida Nova. Concordo com Silas... Na versão "King James", uma das melhores em inglês, a palavra é "forbearing" (forbear=tolerância, paciência), coerente com o significado original em grego. Podemos até, numa liberdade de expressão, usar esses textos (Ef 4:2 e Cl 3:13) para, também, exaltar a importância do apoio, da atitude de oferecer suporte ao irmão, mas defitivamente não é a isso que o apóstolo Paulo se referiu nesses textos, e precisamos deixar isso claro aos que nos ouvem, ou nos lêem...
    No amor de Cristo,

    Pr. Carlinhos

    ResponderExcluir
  9. Como podemos perceber é difícil conviver ; todos nós temos defeitos , mas a sábia Bíblia diz :( em tudo )
    Suportai-vos uns aos outros. Suportar significa aguentar, aturar , tolerar.

    ResponderExcluir