terça-feira, 26 de julho de 2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Montando Uma Coreografia

Nas últimas semanas aprendi que devemos dar valor e prestar a atenção a determinados detalhes que acontecem em nossas vidas, pois, muitas vezes são nesses detalhes que Deus atua. E foi em cima disso que fui estimulada a escrever esse post.


Não estamos acostumadas a ensaiar coreografias. Em todos os domingos dançamos espontaneamente, buscando sempre ser guiadas pelo Espírito Santo. Vemos a dança espontânea algo que torna natural nossa adoração e momento de ministração. E esse fato por muitas vezes nos levou a rejeitar a coreografia, pois, além do stress trabalho que ela provoca, acreditávamos que nela poderíamos ficar limitadas neste momento de ministração e adoração.


Mas, com o evento “Chá com dança” decidimos fazer isso. Escolhemos a música “Glória” (Diante do trono) e começamos o árduo processo de montagem da coreografia. No início, ficamos muito animadas e surgiram várias ideias: “Vamos colocar duas ajoelhadas aqui para demostrar que estão adorando a Deus e duas de pé desdenhando as que estão adorando” , “Não, não, não! Vamos colocar as quatro ajoelhadas fazendo o mesmo passo, porque assim dar menos trabalho”.


Havia também o detalhe de que o evento estava próximo e a coreografia ainda não estava totalmente pronta. Então, decidimos deixar “ nas mãos de Deus” (frase clichê). Se realmente essa fosse vontade dEle iria dar tudo certo e a coreografia e outros pormenores ficariam prontos a tempo. Passando o processo de montagem da dança, veio a segunda etapa: os temidos e repetitivos ensaios.


Era alongamento pra lá, ensaio pra cá. Alongamento pra lá, ensaio pra cá, alongamento, ensaio, repete o passo, ensaio, alongamento........ Aiiii, cansei (risos). Pra quem já montou coreografia entende muito bem o que é isso. Que exige muito da gente (ainda mais quando temos uma líder perfeccionista), exige de nossa mente (memorização ) e de nosso físico (realização).Além das críticas para melhorar determinados passos (eu posso afirmar isso com propriedade), dos machucados, a escolha da roupa, a escolha de como ficaria o cabelo, etc.


E finalmente depois de tudo isso... conseguimos! Terminamos todo esse processo de criação da coreografia. A felicidade finalmente chegou, poderíamos agora apresentar nossa dança no chá.


Quando chegou o evento, apresentamos a coreografia, conseguimos realizar todos os passos, sentimos a presença do Espírito de Deus, adoramos, ministramos, enfim, deu tudo certo. “Trabalho comprido” foi a frase que se passou em nossas cabeças.


Porém, tinha mais um detalhe. Deus não tinha parado por aí. No domingo dia 17/07, surgiu a ideia de ministrar novamente a mesma coreografia. Mas, como não poderíamos fazer nada sem a permissão do Pai, perguntamos a bispa se ela concordava e se nossa ministração se encaixava no que o Espírito tinha gerado no coração dela para aquela noite. Ela concordou e então, apresentamos. Foi muito estranho pra gente, pois, como já havia dito não estamos acostumadas a dançar coreograficamente.


Mas creio que tudo isso, todo esse stress e trabalho, todas essas sensações, todas essas coisas diferentes que aconteceram conosco foi Deus nos mostrando que somos limitadas e que com Ele não tem essa de que existe apenas uma forma “certa” para se ministrar. Mostrou-nos que há momentos para coreografia e momentos para danças espontâneas.


Em suma, Deus nos quebra e nos molda através desses mínimos detalhes, nos mostra que participar do Reino dEle é assim como a montagem de uma coreografia: Um trabalho duro, árduo e pesado. Que precisa de toda dedicação e disciplina para que se tenha um bom resultado.

Tatiane – Vermelhinha.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Família Cresceu

Hoje estou aqui para falar de um acontecimento muito especial para o Júbilos.
No dia 21 de Junho recebemos um presente muito especial do nosso Papai.É assim que falamos quando uma nova integrante se une a nós em um mesmo propósito.
É isso mesmo a família cresceu e temos uma nova integrante chamada
Tamyris!!!! \o/



Sei que todo grupo passa por isso, principalmente os mais novos que ainda estão em fase de formação.E essa seleção é fundamental, ela pode interferir na essência e na identidade que cada grupo precisa ter.
Para fazer parte de um ministério de dança não basta achar bonito,gostar ou saber dançar.Isso primeiro precisa ser gerado no Espírito da pessoa através da aprovação do Pai como algo vindo direto D'Ele para sua vida.
Em nosso grupo temos experiências de algumas meninas que não sabiam dançar nada,mas com o a aprovação do Pai e o passar do tempo começaram a ministrar de forma linda atraindo a presença do Pai e permitindo que ele gerasse a técnica dele sobre suas vidas.



Como tudo pra Deus precisa ser feito com ordem, temos algumas regrinhas a serem cumpridas até que a pessoa tenha certeza de seu chamado:

Estipulamos o período de 6 meses de experiência.
Durante esse período a pessoa caminha com o grupo participando de todos encontros(ensaios, reuniões, devocionais, eventos, cultos, etc), mas não ministra com danças apenas aprende.
Algumas pessoas começaram a ministrar antes de completar 6 meses e outras precisaram de mais tempo que isso.


Aprender tudo sobre a história do grupo, como é a organização e o objetivo.Ela precisa saber se o alvo que temos se encaixa nos planos e projetos de Deus para vida dela.


Nesse período a pessoa também é treinada técnicamente, sendo esse o item menos importante para o ingresso no grupo.Afinal Deus já vai dando sinais rápidos de evolução, logo podemos perceber que o Senhor vai aperfeiçoando a pessoa de forma maravilhosa.


Separar tempo para ouvir e entender a vontade de Deus para sua vida.Esse concerteza é o mais importante dos itens.Costumo deixar a pessoa livre, para ver por si mesma o quanto é séria a responsabilidade que estar preste a assumir.Nesse momento é necessário muita entrega,abrir mão de si mesmo, das suas vontades, da tímides, do orgulho e de tudo que possa te impedir de estar no centro da vontade de D'Ele.



Enfim quando dançamos ministramos a palavra dele dita a nós, através da dança.Geramos coisas vindas dele no ambiente onde estamos,atraímos a presença do Espírito e por meio desse espírito liberamos cura,libertação,abertura de entendimento,restauração e tudo que Deus quiser gerar através de nós naquele momento.
Tudo que fazemos precisa ser levado a sério como uma grande responsabilidade.Quando ele escolhe alguém ele mesmo capacita, por isso devemos caminhar constantemente nessa capacitação, ninguém atingiu a perfeição, por isso sempre temos muito à aprender,com Ele e também uns com os outros.



Que você Tamyris possa caminhar por essa terra cumprindo o chamado do Pai para sua vida com excelência.Não importa se será através da dança ou de qualquer outra coisa, apenas procure se apresentar diante dele como obreiro aprovado, buscando sempre agradar o coração do nosso Pai.
Independente do resultado você já é MUITO BEM VINDA entre nós!!!!!!


Pra. Cintia